Serviço de Abordagem Social realizou mais de 500 atendimentos em janeiro
SEMADS faz trabalho permanente junto a pessoas em situação de rua; saiba como colaborar
Em: 14 Fev 2025 12:52

O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) realizou 566 abordagens durante o mês de janeiro.
O órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) presta atendimento a pessoas em situação de rua.
De acordo com o balanço, foram abordadas 93 pessoas nessa condição em janeiro, 22 delas encaminhadas para acolhimento na Casa de Passagem.
Outras 25 pessoas foram encaminhadas ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e passaram por atendimento no Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), que realizou busca por familiares e fez encaminhamentos para a rede de saúde, Cadastro Único e Bolsa Família. Foram fornecidas ainda 94 passagens para migrantes durante o mês.
Como ajudar
A SEMADS realiza um trabalho permanente junto a esse público-alvo por meio de seus órgãos, mas a população avareense pode ajudar a mudar essa realidade.
O SEAS, por exemplo, funciona todos os dias das 7h às 19 horas. Caso testemunhe pessoas em situação de rua, o munícipe pode acionar o órgão pelo telefone (14) 9 9749-0049.
Já a Casa de Passagem funciona 24 horas por dia e o morador pode contribuir informando a pessoas em situação de rua sobre a existência do órgão.
O equipamento oferta cinco refeições diárias, além de banho, alojamento e apoio técnico com assistente social, que desenvolve um trabalho de orientação e capacitação profissional, acesso à rede de saúde e estímulo à geração de renda visando à reinserção social.
A adesão é voluntária. A Casa de Passagem fica na Rua Minas Gerais, nº 1133, no centro de Avaré. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3731-1595.
Embriaguez ou agressividade
Em caso de embriaguez com desmaios, convulsões e transtorno mental, a orientação é ligar para o SAMU através do 192.
Se o caso envolver agressividade, destruição do patrimônio, intimidação e perturbação do sossego, basta acionar a Polícia Militar por meio do 190.

REDAÇÃO | SECOM
Secretaria de Comunicação da Estância Turística de Avaré