Programa de Inclusão Produtiva capacita 49 mulheres em Avaré

Ação do SEBRAE é uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Programa de Inclusão Produtiva capacita 49 mulheres em Avaré Créditos pela imagem: Divulgação

O Programa de Inclusão Produtiva capacitou 49 mulheres em Avaré por meio de parceria entre o SEBRAE-SP e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

A ação teve como objetivo fomentar o empreendedorismo como oportunidade de geração de trabalho e renda, transformando a vida de mulheres em situação de vulnerabilidade e tornando-as protagonistas de suas próprias histórias.

O programa envolveu cinco capacitações entre julho e novembro. O Mil Mulheres contemplou ensinamentos sobre empreendedorismo, gestão e soft skills.

A programação seguiu com três capacitações técnicas para as participantes aprenderem ou aprimorarem os conhecimentos. Os cursos realizados foram jardinagem, bolo no pote e design de sobrancelhas.

A empreendedora Juliane Cristina de Oliveira, da Mister Churros Gourmet, foi uma das participantes do Mil Mulheres e do curso de bolo no pote. Ela estava em uma fase difícil, inclusive com o negócio parado.

“Os cursos trouxeram não só a vontade de trabalhar, mas também voltei a viver. Além dos churros, passei a vender os bolos de pote que representam 60% do faturamento. Consegui mais clientes e minha renda aumentou”, relata Juliana.

“O programa em Avaré faz parte da estratégia do SEBRAE para contribuir com um Estado menos desigual, ampliando o olhar para um enorme contingente de pessoas sem condições de gerar a sua própria renda”, destaca o gerente regional Eduardo Nascimento Jesus.

“A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social acredita no potencial das mulheres e reafirma o compromisso em dar continuidade em projetos sociais de inclusão produtiva para pessoas em vulnerabilidade social, ofertando ferramentas para a superação desta situação, a melhoria de qualidade de vida e rompimento de ciclos de violência”, afirma a pasta.