Obras da avareense Djanira integram exposição na Royal Academy of Arts de Londres
“O Nascimento do Modernismo” coloca artista plástica de Avaré ao lado de ícones como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Portinari
Em: 26 Mar 2025 15:14

Obras de autoria da pintora avareense Djanira da Motta e Silva (1914-1979) integram a exposição “O Nascimento do Modernismo” em cartaz na Royal Academy of Arts de Londres.
A mostra, que ficará aberta ao público até 21 de abril, reúne mais de 130 obras de dez artistas do modernismo brasileiro, movimento cultural que chacoalhou o cenário artístico no século XX.
Mais importante artista nascida em Avaré, Djanira é autora de telas que retratam a vida no interior, a religiosidade brasileira e a relação do homem com a terra.
O trabalho da avareense aparece ao lado de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Alfredo Volpi, Lasar Segall e Cândido Portinari, entre outras figuras de renome internacional.
Orgulho avareense
O fato foi comemorado em Avaré. Biógrafo de Djanira, o escritor Gesiel Júnior falou sobre o “orgulho de ver telas da avareense Djanira entre grandes nomes da nossa arte modernista”.
“Ela rompeu com os padrões estéticos europeus da época e criou uma arte moderna para celebrar as culturas, as identidades e as paisagens do Brasil”, explica o pesquisador, autor de mais de 50 livros sobre a história de Avaré e região.
Quem também comemorou o feito foi a Secretaria Municipal de Cultura. “A importância de Djanira no cenário cultural nacional e internacional é mais um lembrete do potencial artístico avareense”, destaca a pasta.
“O Circo”, “Candomblé”, “Noite de São João”, “Nossa Senhora Aparecida” e “Meninos com Pipa” são alguns dos trabalhos da artista plástica avareense que possui obras espalhadas pelo mundo.

REDAÇÃO | SECOM
Secretaria de Comunicação da Estância Turística de Avaré