Novo sistema de coleta e ações educativas foram destaque em 2019
Município também tomou a frente na luta contra baixo nível na Represa Jurumirim
Em: 8 Jan 2020 10:59
Em fevereiro de 2019, entrou em vigor o novo sistema de coleta de lixo. O setor agora está sob a responsabilidade da empresa Consita. Para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o novo modelo garante mais eficiência na prestação do serviço.
A pasta também tomou a frente na luta contra o baixo nível na Represa Jurumirim, cujo reservatório é administrado pela CTG Brasil.
A municipalidade defende que a situação crítica prejudica não só o turismo, mas também o Meio Ambiente. Várias reuniões entre lideranças regionais, órgãos governamentais e representantes da concessionária foram realizadas na tentativa de se chegar a um acordo.
Em 2019, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente também colocou em prática as diretrizes do Programa Município VerdeAzul, desenvolveu diversas ações educativas com alunos da rede municipal, intensificou parcerias na busca pelo desenvolvimento sustentável, distribuiu ecopontos em escolas municipais para a coleta de óleo usado e implantou um corredor verde em uma avenida de Avaré, entre outras iniciativas.
Também foram destaque a disponibilização da cartilha online sobre arborização urbana e a realização da capacitação sobre compras sustentáveis (voltada para servidores) e compostagem.
Além disso, a pasta adquiriu recentemente um triturador móvel de resíduo vegetal para suprir a grande demanda gerada no município.
O equipamento tem capacidade para processar galhos, folhas, ramagens e troncos com até 25 centímetros de diâmetro.
O produto final será encaminhado para um espaço específico no aterro sanitário, onde poderá ser retirado para uso em jardinagem e outras finalidades.
REDAÇÃO | SECOM
Secretaria de Comunicação da Estância Turística de Avaré