Museu Municipal conserva camisas com autógrafos de grandes craques do futebol

Pelé, Garrincha e Ademir da Guia assinaram relíquias

Museu Municipal conserva camisas com autógrafos de grandes craques do futebol Créditos pela imagem: Divulgação

A morte recente de Pelé despertou no público em geral o interesse por conhecer mais sobre o Rei de Futebol. Muitos avareenses ainda não viram, mas o Museu Municipal Anita Ferreira De Maria guarda cuidadosamente uma camisa autografada pelo grande atleta que, na época, ainda jogava pelo Santos Futebol Clube.

“Ao Museu de Avaré com abraço do amigo Edson = Pelé”. Esse é o texto do autógrafo do tricampeão mundial, feito em atenção a um pedido formulado pela Comissão Municipal de Cultura à diretoria da equipe santista, em 1973.

Nessa época, vivia na cidade o atleta Raimundo dos Santos, o Raimundão, que ficou amigo de Pelé quando trabalhava como massagista e isso certamente contribuiu para que os avareenses recebessem o presente.

No Museu há mais peças que também receberam autógrafos de outros nomes sagrados do futebol brasileiro: a usada por Mané Garrincha (1933-1983), bicampeão mundial, e a oferecida por Ademir da Guia, o “Divino”, estrela da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Garrincha autografou a camisa que usou do Milionários Futebol Clube, equipe que veio a Avaré, em 1976, disputar um jogo amistoso na Associação Athletica Avareense.

Por sua vez, Ademir da Guia, hoje com 80 anos, deixou seu autógrafo numa tradicional camisa verde do Palmeiras, em 1987, ano em que morou em Avaré para treinar na Associação Athletica Avareense uma equipe mirim de futebol.

Quem desejar ver as camisas autografadas pode visitar o Museu Municipal, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h, no Centro Avareense de Integração Cultural (CAIC). A entrada é franca.