Iniciado o combate aos pernilongos
No Lago Beta Bannwart, conhecido como “Lago da Brabância”
Em: 4 Set 2017 09:26
A Prefeitura de Avaré, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, iniciou, na quarta, 30, a limpeza do Lago Beta Bannwart, conhecido como “ Lago da Brabância”.
No local, havia uma grande concentração de criadouros de pernilongos da espécie “culex” . Segundo especialistas “ O Culex invade as residências e irrita muita gente. Tem hábitos noturnos e é responsável pelo zumbido característico próximo ao ouvido - quem faz isso é a fêmea. Ela precisa de sangue para maturar o ovário e produzir ovos férteis
Há algumas semanas, a região do entorno do lago sofre com uma grande infestação de pernilongos provocando grande incômodos para milhares de moradores.
Causa
Segundo a SUCEN ( Superintendencia de Controle de Endemias do Estado de São Paulo ), recentemente, foi verificado um rompimento da tubulação da estação elevatória que fica ao lado do lago, o que, muito provavelmente, provocou uma alta concentração de coliformes fecais na água tornando ali, um local ideal para que a espécie se proliferasse em grande quantidade. A falta das chuvas contribuiu para que a incidência fosse multiplicada. Segundo a SUCEN, o vazamento já foi corrigido pela SABESP que é a concessionária do serviço de água e esgoto no município e única responsável pelo vazamento.
Ação
Equipes da Secretaria promoveram a roçada das margens do lago. Além da roçada e limpeza, técnicos da secretaria avaliaram a melhor de aplicação do biolarvicida específico para combater os focos principais que deve acontecer nos próximos dias.
Após a aplicação do biolarvicida, será preciso aguardar um período de 2 a 3 dias para, só então, efetuar a retirada dos aguapés do lago. Os aguapés, se tornaram criadouros das larvas que geram os mosquitos. Com a aplicação do produto, essa criação é exterminada, impedindo que novos insetos surjam.
Responsabilidade
Por ser a responsável pelo vazamento do esgoto que contaminou o lago, gerando todo o problema, a SABESP deve arcar com as despesas necessárias para a correção de todo o dano. O alto custo do biolarvicida é um deles.
Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, o produto já foi adquirido pela concessionária e deve ser entregue na próxima semana. Técnicos da Prefeitura deverão aplicar o material. Já a retirada dos aguapés, ultima fase da operação, ainda depende da disponibilização de maquinário específico, também a cargo da SABESP.
A Secretaria acredita que nos próximos 15 dias, tudo estará finalizado.
Importante
Mesmo com a conclusão dos trabalhos, e o combate ao criadouro, os moradores ainda poderão notar a presença de insetos na região. Segundo a SUCEN, isso deve acontecer porque, depois de nascido, o Culex tem uma vida média estimada de até 30 dias. O biolarvicida combate as larvas e não os pernilongos adultos.
REDAÇÃO | SECOM
Secretaria de Comunicação da Estância Turística de Avaré