Inclusão foi o foco da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Pasta termina gestão com sensação de que Avaré avançou em ações afirmativas
Em: 20 Dez 2024 13:12
Uma cidade onde a inclusão ganha cada vez mais força. É com essa sensação que a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPD) chega ao fim deste ciclo.
Acessibilidade, capacitação, conscientização e visibilidade da comunidade de pessoas com deficiência de Avaré foram o foco da pasta nos últimos anos.
Essas premissas foram atendidas por meio de cursos oferecidos à população e de capacitação para servidores municipais sobre atendimento ao público-alvo.
Repartições municipais receberam placas indicativas. Prédios e locais públicos tiveram a acessibilidade ampliada.
Outra importante ação iniciada pela pasta foi a distribuição gratuita do cordão de girassol. O item é utilizado para identificar pessoas com deficiências ocultas ou não-aparentes como surdez, autismo e deficiência intelectual.
A SEDPD ganhou novo endereço em 2024. O prédio com acessibilidade está localizado na Rua Amazonas, nº 1319, no centro de Avaré.
Outra conquista do ano que se encerra é o Jardim Sensorial. Localizado na entrada do imóvel, o espaço tem plantas, flores, peixes e um caminho com texturas, incluindo areia, pedrisco e casca de árvore.
“Um jardim sensorial é um espaço terapêutico que pode ser utilizado para estimular os sentidos e reduzir o estresse e a ansiedade”, informa a SEDPD.
Houve ainda a contração de um psicólogo que está na direção do programa “Meu Emprego Apoiado”. O profissional faz um trabalho exclusivo sobre empregabilidade.
Importantes eventos que chamam a atenção para a causa tiveram continuidade em 2024, incluindo “A Comunidade e a Pessoa com Deficiência”, cuja proposta é integrar poder público, sociedade civil e iniciativa privada em prol da inclusão, o Seminário da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência, o Simpósio Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista, Simpósio Sobre Surdez e o Moda Eficiente, desfile de roupa adaptada protagonizado por pessoas com deficiência.
REDAÇÃO | SECOM
Secretaria de Comunicação da Estância Turística de Avaré