MEIO AMBIENTE

Estância Turística de Avaré celebra Dia Mundial da Água com ação educativa

Alunos da escola municipal Anna Novaes de Carvalho visitaram nascente e estação de tratamento da Sabesp para aprender sobre preservação e abastecimento de água


Estância Turística de Avaré celebra Dia Mundial da Água com ação educativa Créditos pela imagem: Divulgação

Na terça-feira, 25, a Estância Turística de Avaré promoveu uma ação educativa em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22.

A iniciativa foi organizada pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação, em parceria com a Sabesp e a Escola Municipal de Educação Básica Dona Anna Novaes de Carvalho, reunindo cerca de 30 alunos em uma experiência enriquecedora sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.

A programação teve início com uma visita à nascente do Ribeirão Lajeado, localizada no Horto Florestal.

No local, os estudantes puderam aprender sobre a importância das nascentes para o equilíbrio ambiental e a necessidade de sua preservação.

A atividade seguiu para a Estação de Tratamento da Sabesp, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto o processo de captação e tratamento da água que abastece o município.

Durante a visita, os alunos também descobriram que a estação recebe água do Ribeirão Lajeado, mas também do ribeirão que vem do Bairro da Onça, reforçando a importância da conservação dessas fontes hídricas para garantir o abastecimento da cidade.

José Campos, voluntário e aposentado após 43 anos de serviços prestados à Sabesp, explicou de forma simples as etapas do tratamento de água.

O processo de tratamento da água começa com a captação nos ribeirões, seguida pela coagulação e floculação, onde produtos químicos agrupam impurezas em flocos. Depois, ocorre a decantação, que separa a sujeira, e a filtração, que remove partículas menores com camadas de areia e carvão.

“Em seguida, a água passa pela cloração e fluoretação, eliminando microrganismos e protegendo contra cáries. Por fim, após testes de qualidade, a água tratada é distribuída para casas e comércios”, explica o técnico.

Uma das alunas demonstrou entusiasmo com a experiência. "Eu não sabia que tinha tanta coisa envolvida para a água chegar na torneira. Agora vou valorizar muito mais!"

A professora Claudinéia Benini ressaltou a importância de ações como essa na formação dos alunos.

"Mais do que aprender na teoria, os alunos puderam ver na prática a importância da água e a necessidade de cuidar do meio ambiente."

A iniciativa reforçou o compromisso da Prefeitura de Avaré com a educação ambiental, despertando nos estudantes o senso de responsabilidade sobre o uso consciente da água.

REDAÇÃO | SECOM

REDAÇÃO | SECOM

Secretaria de Comunicação da Estância Turística de Avaré

Newsletter


Assinar

Contato


Praça Juca Novaes, 1.169
Centro - CEP: 18705-900
Estância Turística de Avaré/SP
(14) 3711-2500

Atendimento


Faça uma solicitação de atendimento agora mesmo.
A Prefeitura está pronta para te ajudar.
Acessar