Curso ajuda empreendedor a fazer gestão financeira do negócio
Interessados na capacitação podem se inscrever em palestra de apresentação que será realizada em Avaré
Em: 17 Jul 2019 14:23
A gestão financeira é um dos pontos que os empresários enfrentam as maiores dificuldades na hora de comandar o próprio negócio.
Para ajudar nesse desafio, o Sebrae-SP disponibiliza um curso com duração de três meses com o acompanhamento de um consultor. Os interessados na capacitação podem se inscrever na palestra de apresentação que será realizada em Avaré.
A exposição acontece na terça-feira, 23, às 19 horas, no Sebrae Aqui Avaré, que fica na Casa do Cidadão (Rua Bahia, nº 1580). A inscrição pode ser feita pelo telefone (14) 3732-0747. O curso propriamente dito será ministrado em Botucatu, com início em setembro.
O curso Sebrae Mais Gestão Financeira é semipresencial e utiliza a internet para a interação entre o participante e o consultor durante o processo de capacitação, que é realizado na própria empresa.
“A dinâmica do curso foi pensada para facilitar essa interação. Muitos alegam falta de tempo, mas conseguimos mesclar encontros presenciais e pela internet para fazer esse acompanhamento. A partir do diagnóstico, cada participante terá um plano feito sob medida”, destaca a analista de negócios Geovana Annelli Leonardo. A capacitação inclui quatro encontros presenciais.
Fases
O curso é dividido em três fases. A primeira traz um workshop sobre gestão financeira e diagnósticos, além de consultoria individualizada por empresa. Na fase de desenvolvimento, estão incluídas estratégias personalizadas, comunicação individual e coletiva pela internet, avaliação individual e aplicação na empresa.
Na terceira fase serão feitas avaliações comparativas, narrativa de aplicação de projetos, técnicas e instrumentos e entrega do relatório final.
Planejamento
A pesquisa Causa Mortis do Sebrae sobre os primeiros cinco anos de vida mostra que o fechamento das empresas está relacionado à falta de planejamento prévio, de gestão empresarial e de comportamento empreendedor.
Segundo o estudo, 50% dos entrevistados não determinaram o valor do lucro pretendido e 42% não calcularam o nível de vendas para cobrir custos e gerar o saldo previsto.
Diante dessa falta de planejamento financeiro, a falta de capital ou lucro foi apontada pelos empresários como o principal motivo para o fechamento da empresa.
“O empresário precisa se preparar e nunca descuidar da organização financeira da empresa. A vantagem desse curso é receber o acompanhamento de um especialista, do diagnóstico até a aplicação das estratégias”, alerta Geovana.
REDAÇÃO | SECOM
Secretaria de Comunicação da Estância Turística de Avaré