Cultura busca parcerias para reocupar antiga estação
Prefeitura de Avaré obteve reintegração de posse do prédio histórico situado na Avenida Major Rangel
Em: 19 Jul 2019 15:41
Após conseguir judicialmente a reintegração de posse da antiga estação da Estrada de Ferro Sorocabana situada na Avenida Major Rangel, a Prefeitura da Estância Turística de Avaré espera dar um novo destino ao prédio histórico.
A Secretaria Municipal da Cultura está propondo parcerias com instituições educacionais da cidade para que, em breve, a estação possa receber investimentos para sua restauração e passe a servir de espaço para atividades educativas e culturais.
A pasta também acionou o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) solicitando orientações para a devida proteção do imóvel contra novas invasões.
“Nossa intenção é reocupar logo o imóvel para recuperá-lo e assim resgatar a memória ferroviária. São necessárias obras imediatas de conservação e estamos pedindo o apoio da comunidade para evitar que o prédio seja novamente invadido, pois isso é crime federal”, dizem os dirigentes do setor.
Valor histórico
Tombado através da Resolução SC 23, de 15 de março de 2016, o prédio merece ser conservado, segundo o Condephaat, pois representa o “avanço da malha ferroviária pelo centro-oeste paulista, por ter sido deflagrador de novo momento econômico na região e porque o seu conjunto arquitetônico tem qualificado valor simbólico para a constituição da identidade sociocultural da comunidade”.
Inaugurada em 1895 e reformada em meados dos anos 1930, a velha estação funcionou até 1953. Depois abrigou a Escola Industrial e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
Com a extinção da Fepasa, o prédio foi transferido em 1996 ao patrimônio da União e permaneceu abandonado por vários anos.
REDAÇÃO | SECOM
Secretaria de Comunicação da Estância Turística de Avaré