Combate à dengue avança: bairros com maior incidência recebem ação de nebulização
Secretaria de Saúde intensifica combate ao Aedes aegypti com ação de nebulização no bairro Bráz e reforça alerta para os bairros mais afetados pela dengue
Em: 19 Mar 2025 16:49

Santa Elizabeth, São Luiz, Bráz I e II, Plimec, Bonsucesso II e Paraíso são os bairros com maior número de casos de dengue em Avaré. A Secretaria de Saúde reforça o alerta e pede que a população intensifique os cuidados para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Diante do avanço da doença, o Controle de Vetores agiu e programou uma ação de nebulização para esta sexta-feira, 20 de março. O trabalho será realizado no bairro Bráz, abrangendo o quadrilátero entre as ruas Amazonas e Brás Caldeira, e entre as ruas Pará e Rio de Janeiro.
A aplicação do inseticida por meio da nebulização tem como objetivo eliminar os mosquitos adultos que transmitem a dengue. A ação ocorre em áreas com maior incidência da doença e reforça o trabalho de prevenção e conscientização da população.
A Secretaria de Saúde pede a colaboração dos moradores para eliminar qualquer recipiente que possa acumular água, manter caixas d’água sempre tampadas e não jogar lixo em terrenos baldios. Além disso, solicita que os residentes saiam de suas casas por pelo menos meia hora apenas no momento da nebulização, levando também seus animais de estimação durante o processo, pois a aplicação do inseticida será feita tanto no quintal quanto no interior das residências.
Alguns cuidados adicionais devem ser tomados para evitar que os mosquitos permaneçam escondidos, como a retirada de roupas de cama, cortinas e quadros das paredes, além da remoção de veículos das garagens para facilitar o alcance do inseticida. A equipe de Controle de Vetores estará disponível para orientar os moradores e esclarecer todas as dúvidas antes do início do procedimento.
A maior dificuldade enfrentada pela equipe de controle de vetores é a ausência de moradores no momento da nebulização. A Secretaria de Saúde reforça a importância de que os residentes estejam presentes para permitir a entrada dos agentes, garantindo a eficiência da ação.
Caso haja vento forte ou chuva no dia da ação, a nebulização será remarcada, pois as condições climáticas podem comprometer a eficácia do inseticida.
A luta contra a dengue depende do compromisso de todos. A colaboração da população é essencial para garantir a eficácia da ação e evitar novos casos da doença no município.

REDAÇÃO | SECOM
Secretaria de Comunicação da Estância Turística de Avaré