Casa do Cidadão foi primeiro órgão municipal a retomar atendimento presencial
Sede da Secretaria de Indústria e Comércio, espaço reúne outros serviços de interesse público
Em: 30 Dez 2020 09:32
Por conta dos serviços essenciais prestados à população, a Casa do Cidadão foi o primeiro departamento municipal a retomar o atendimento presencial após o início da pandemia do coronavírus.
O reinício das atividades em ambiente físico ocorreu em abril, quando a crise sanitária estava em plena ascensão.
Até então o atendimento ao público era feito de maneira virtual. A retomada levou em conta todos os protocolos de segurança exigidos pelas autoridades sanitárias.
Sede da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, o espaço reúne outros serviços de interesse público como o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), o Banco do Povo Paulista, o SEBRAE Aqui, a Sala do Empreendedor, Procon, Junta Militar e o Posto Fiscal.
As entidades que não pertencem à estrutura municipal atuam em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Avaré.
Balanço
O Procon de Avaré registrou 5187 atendimentos e promoveu 115 atos fiscalizatórios em 2020. Nesse contexto, foram lavrados 51 autos de infração. Os números representam um recorde em relação a períodos anteriores, informa o órgão.
Do total de atendimentos, 1396 envolvem assuntos financeiros e 1243 são relacionados a produtos e garantias de bens.
Além de prestar orientações ao público por meio da imprensa, o órgão de defesa do consumidor também respondeu a dúvidas e questionamentos de mais de 350 pessoas que entraram em contato pelo Facebook.
O relatório final do Procon aponta índice de solução de 85%. “Isso demonstra que a imensa maioria das pessoas que procuraram órgão tiveram seus problemas solucionados”, conclui o documento.
Já Banco do Povo concedeu mais de R$ 2 milhões em financiamentos a pequenos empreendedores locais durante 2020.
Parceria com o município, o programa de microcrédito produtivo é desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
No mesmo período, mais de R$ 200 mil foram concedidos por meio de parceria entre Banco do Povo e SEBRAE através de linhas de crédito juros 0 e Empreenda Rápido.
O SEBRAE ainda disponibilizou capacitações on-line e cursos específicos para ajudar na superação dos obstáculos trazidos pela crise sanitária. Mais de 800 empreendedores foram atendidos e cerca de 300 deles participaram de capacitações.
REDAÇÃO | SECOM
Secretaria de Comunicação da Estância Turística de Avaré