Canção de Tatuí leva o prêmio da 39ª Fampop

Festival avareense que terminou no domingo, 18, integrou comemorações do aniversário de Avaré

Canção de Tatuí leva o prêmio da 39ª Fampop Créditos pela imagem: Divulgação

A canção “Muiraquitã” (Gui Silveiras/Valéria Pisauro), de Tatuí, foi a vencedora da 39ª Feira Avareense da Música Popular (Fampop) que terminou no domingo, 18 de setembro.

Os intérpretes Gui Silveiras, Karen Almeida e Danielle Domingos, além da compositora Valéria, receberam o troféu das mãos da cantora Paula Fernandes, artista homenageada da edição. O prêmio é de R$ 6 mil.

Interpretada por Bruna Moraes, “Encarnada” (Sandro Dornelles, Ritinha Carvalho) ficou em segundo lugar. A canção de São Paulo ganhou R$ 4 mil.

Já “Solicitudes” (Kiko Zamarian), interpretada por Zé Renato Fressato e Kiko Zamarian, ficou com a terceira posição.

A canção que representa a cidade de Paraguaçu (MG) levou R$ 2500 pra casa. Confira no box os vencedores das categorias Melhor Música Avareense, Melhor Letra, Melhor Intérprete, Música Instrumental e Aclamação Popular.

Considerado um dos festivais mais importantes do país, a Fampop é uma realização da Prefeitura da Estância Turística de Avaré, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

O evento integrou as comemorações dos 161 anos da cidade. Além da patrona Paula Fernandes, a edição teve como atrações a sambista avareense Chris Tayná e a banda RPM. Confira as imagens no Facebook da Prefeitura de Avaré.

Rafael Hoyos e Mariana Campideli Hoyos, vencedores da 1ª Fampopinha Estudantil realizada em agosto, fizeram a abertura do festival.

Já a cantora Vanessa Reis interpretou “Avaré”, canção de Juca Novaes que é tema da feira. O artista Juliano Amaral, por sua vez, fez a apresentação do evento de maneira performática, além de ter contado a história da Fampop durante suas intervenções com o público.

O júri foi composto pelo cantor Tonio Chaccon, pelo maestro Fernando Ortiz, pelos músicos Osni Ribeiro e Kléber Silveira, e pelo produtor cultural Sérgio Augusto.

Social

Além da importância cultural, a 39ª Fampop teve um caráter social. A cantora Paula Fernandes autografou um violão para uma rifa que será realizada em prol da APAE de Avaré.

A renda obtida com as vendas no bar também foi destinada para entidade que dá apoio a pessoas excepcionais.

O público foi convidado ainda a doar alimentos no encerramento da edição. De acordo com o Fundo Social de Solidariedade, para quem os mantimentos foram revertidos, as doações somaram 1038 quilos.

“Fampop está viva”

A Cultura comemorou o resultado da edição realizada no Espaço Palazzo Garibaldi. “Os três shows foram muito elogiados pelo público e verificamos o resgate do público da Fampop, nossa meta desde o princípio. O festival recebeu concorrentes de Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Santa Catarina, além de várias partes de São Paulo, o que reforça sua importância. A estrutura, por sua vez, também foi um ponto favorável por conta do frio. O balanço não poderia ser mais positivo. A Fampop está viva”, ressaltou a pasta.

Confira os vencedores de cada categoria

Melhor Música Avareense

Música: Metalinguagem (Gabriel Reis)

Intérprete: Matheus Reis e Gabriel