Campanha Setembro Amarelo promove capacitação e conscientização

Mês é dedicado à prevenção ao suicídio; Saúde e CAPS desenvolvem ações sobre tema

Campanha Setembro Amarelo promove capacitação e conscientização Créditos pela imagem: Divulgação

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, vem promovendo uma série de ações relacionadas à campanha Setembro Amarelo.

A proposta é prevenir o suicídio por meio do diálogo e da capacitação, conscientizando toda a sociedade sobre a importância da valorização da vida. O dia 10 de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A programação tem continuidade na quinta-feira, 22, com uma palestra voltada para profissionais da saúde.

Cuidados, manejo e acolhimento do paciente com ideação suicida são alguns dos temas em pauta. O evento vai contar com a participação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que vai discutir a abordagem das emergências às tentativas de suicídio.

O objetivo é capacitar os profissionais da rede para oferecer o primeiro acolhimento aos pacientes, bem como encaminhá-los para a continuidade do atendimento.

Já no dia 29 de setembro será realizada uma mesa redonda sobre o tema na Câmara Municipal, às 10 horas, com profissionais de diversas áreas. O evento é aberto ao público e abrange todas as secretarias municipais.

Ações anteriores

Em parceria com estudantes de Psicologia da UniFSP e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), a equipe do CAPS realizou no dia 13 uma dinâmica de grupo no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) IV. A proposta foi conscientizar os usuários atendidos no território.

Outra ação ligada ao Setembro Amarelo foi desenvolvida no dia 12 no CRAS II. O objetivo também foi conscientizar os usuários sobre o tema.

Uma capacitação voltada para médicos da rede básica foi realizada ainda no dia 6 de setembro. Na ocasião, o psiquiatra João Evangelista Vasconcelos falou sobre transtornos psiquiátricos, comportamento suicidada e tratamento medicamentoso, entre outros assuntos.

O foco foi orientar sobre o atendimento da demanda do comportamento suicida, bem como aprimorar o atendimento em rede em favor desses pacientes.