Alunos da Rede Municipal participam de avaliação estadual sobre leitura

Instrumento analisa processo de alfabetização durante pandemia

Alunos da Rede Municipal participam de avaliação estadual sobre leitura Créditos pela imagem: Ilustrativa

Alunos da Rede Municipal de Ensino participam da Avaliação de Fluência Leitora 2021 executada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Focada em estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, a ação busca analisar o desempenho individual na leitura e a compreensão de textos para diagnosticar eventuais lacunas no processo de alfabetização durante a pandemia.

Aproximadamente mil alunos de Avaré participam da avaliação realizada de forma presencial entre 18 e 29 de outubro, informa a Secretaria Municipal de Educação.

Durante a análise, os professores vão gravar a leitura pelo celular, através do aplicativo exclusivo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), que também disponibilizará os cadernos de provas para impressão na plataforma online.

Depois, os áudios serão avaliados para que haja um diagnóstico preciso sobre o perfil leitor dos estudantes.

Os resultados vão auxiliar na identificação de eventuais deficiências e no desenvolvimento de estratégias para a superação das dificuldades de cada aluno.