Limpeza Pública

A Prefeitura da Estância Turística de Avaré acaba de lançar a campanha Todo Lixo Tem Dono, com o principal foco de conscientizar o munícipe a respeito da limpeza da cidade em todos os aspectos.
Ao ter responsabilidade sobre a destinação do lixo, cada cidadão estará contribuindo com a saúde e o bem estar de todos. Confira abaixo o que você pode fazer para dar a destinação correta aos resíduos.
Cronograma do lixo domiciliar
Coloque o lixo pra fora somente perto do horário da coleta. Siga o cronograma da coleta domiciliar e procure deixar os resíduos na frente de casa sempre na lixeira.
Avaré está dividida em 6 setores identificados por cores: Azul, Verde, Roxo, Amarelo, Laranja e Vermelho.
Confira os horários de coleta no seu bairro:

De segunda a sábado
- No setor 1 (Azul), os trabalhos começam às 7h30 na região do Conjunto Duílio Gambini, passando pelo Avaré Golf Country, Canto da Mata, São Rogério I e II, Jardim Presidencial e Santa Mônica, seguindo em direção à região do Porto Seguro, Jardim Botânico, Green Village, Royal Park, Jardim Paineiras, Vilas Jatobá I e II, Biquinha e Parque Jurumirim. A coleta é finalizada na região do Terras de São José, por volta das 15h.
- No setor 2 (Verde), a coleta começa às 16h, partindo do bairro São Judas Tadeu, passando pelo São Judas I e II, São Felipe, Água Branca, Santana, Jardim São Paulo, Jardim América I e II, V. Martins I, Vila Maria, Vila Aires I e II, Vila São Miguel, Villagio Falanghe. A coleta é finalizada na região do bairro Braz I, por volta das 21h.
- No setor 3 (Roxo), os serviços começam às 7h30 partindo da região do Colina Verde, passando pelo Alto da Colina, Jardim Paulista, Colina Boa Vista, Jardim Boa Vista, Vila Jussara Maria, Vila Santa. Isabel, Jardim Europa I, II e III, Camargo, Bairro Alto, Alto da Boa Vista, Jardim Vera Cruz, Conjunto Padre Emilio Immoos, Conjunto Dr. Antonio Ferreira Inocêncio, Avaré I, II e III. A coleta é finalizada na região do Morada do Sol, por volta das 15h.
- No setor 4 (Amarelo), as equipes começam às 16h, partindo do bairro Ipiranga em direção à região do Recanto dos Bem-Te-Vis, Reserva do Horto, Santa Cecília, Vila Santo Antônio, Braz II, Vila Rio Novo, Jardim Brasil e bairro São Luís, seguindo em direção ao Parque Santa Elisabeth I, II, III e IV, São Pedro, Vila Timóteo, Vila Martins II, Vila São João, Jardim Paulistano, Bonsucesso e São Sebastião. A coleta é encerrada na região do Jardim Tropical, por volta das 21h.
- No setor 5 (Laranja), a coleta começa às 9h30 pela Avenida Santos Dumont atendendo toda a região da Brabância, Vila Jardim, Jardim Dona Laura, Vila Esperança, Jardim Califórnia, Brasil Novo, Vila Operária, Jardim Di Fiori, Nova Água Branca e Conjunto Egydio Martins da Costa (Plimec), seguindo para o Jardim Paraíso e Residencial Mário Emílio Bannwart. A coleta é encerrada no Vereda do Sol, por volta das 16h.
3 vezes ao dia (segunda a sábado)
- O setor 6 (Vermelho) abrange o quadrilátero central entre as ruas Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e parte da Avenida Major Rangel. Nesse setor, há coleta em 3 horários: 6h, 10h e 19h.
2 vezes ao dia (segunda a sábado)
- Uma rota especial percorre às 7h30 e às 12h vias de grande fluxo, como as avenidas Paulo Novaes, Pinheiro Machado, Major Rangel, Misael Euphrasio Leal, Espanha, João Victor De Maria, Brasil, Paranapanema e Emílio Figueiredo, além das ruas Brasília, Lineu Prestes, Amazonas e Félix Fagundes.
Mais informações: (14) 3732-1225.
Terrenos
Cuide da limpeza. Terreno com mato alto, lixo acumulado e entulho provoca o surgimento de animais peçonhentos, insetos e motiva a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Providencie a limpeza e a roçagem constante e não utilize o espaço como local para descartar lixo.
O proprietário que não fizer a limpeza e a roçagem está sujeito a uma multa no valor de 5% do valor cadastral do imóvel para efeitos do IPTU.
Não utilize fogo para limpar terrenos. Além de a prática ser proibida, polui o ar e provoca o agravamento de doenças respiratórias.
Entulhos e galhos
Se o volume for até 1 m³ (cubo com arestas de 1 metro ou 1 mil litros), a orientação é deixar na calçada para a Prefeitura recolher. Acima disso, é preciso contratar o sistema de caçambas por meio do Disk Entulho. Atenção: o cronograma de recolhimento de entulhos e galhos segue o do lixo domiciliar.
Vidros
Ao descartar vidros, coloque-os em uma caixinha de leite ou em uma caixa de papelão lacrada. Se possível, coloque um aviso. O descarte incorreto de vidro pode provocar acidentes, como cortes nos garis e na população, principalmente crianças.
Seringas
Ao descartar seringas com agulha acoplada, coloque-as em um recipiente próprio para material perfurocortante ou em um recipiente rígido resistente, como frasco de amaciante, por exemplo. Entregue o frasco na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais perto da sua casa, para que os profissionais do posto façam o descarte adequado.
Evite acidentes. Faça sua parte!