Avaré contra o coronavírus
AGRICULTURA E ABASTECIMENTO

Prazo para vacinação contra brucelose vai até 31 de maio

Imunização deve ser comprovada por meio do sistema GEDAVE, lembra a Secretaria de Agricultura

Prazo para vacinação contra brucelose vai até 31 de maio Créditos pela imagem: Divulgação

Criadores têm até 31 de maio para vacinar o rebanho contra a brucelose. A doença causa prejuízos ao setor pecuário.

O lembrete é da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, que colabora com o Escritório de Defesa Agropecuária de Avaré (CDA/EDA) na divulgação da campanha.

É obrigatória a vacinação de fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre 3 e 8 meses. O procedimento deve ser realizado por veterinários cadastrados no EDA.

A declaração dos animais vacinados de dezembro a maio deve ser feita até 7 de junho no sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE).

A vacinação contra a brucelose é feita uma única vez. Já os animais vacinados de junho a novembro, que corresponde à etapa do 2º semestre da imunização, devem ser declarados até 7 de dezembro.

Aftosa

O Estado de São Paulo foi declarado território livre da febre aftosa em 2024 e a vacinação deixou de ser obrigatória.

O produtor, que antes imunizava o rebanho nos meses de maio e novembro, agora precisará efetuar, nos mesmos meses, a declaração do rebanho, assim como era realizado.

Além de bovídeos, é preciso declarar todos os animais de outras espécies existentes na propriedade, tais como equídeos (equinos, asininos e muares), suínos, ovinos, caprinos e aves (granjas de aves domésticas, criatórios de avestruzes).

Declaração

A declaração nos dois casos deve ser feita diretamente no Sistema Informatizado GEDAVE https://gedave2.agricultura.sp.gov.br/. É simples e rápido.

Em caso de dúvida, o proprietário pode procurar o EDA de Avaré, que fica na Rua Santa Catarina, nº 1901, no centro.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (14) 3733-1646.

REDAÇÃO | SECOM

Secretaria de Comunicação da Estância Turística de Avaré

Assinar

Praça Juca Novaes, 1.169
Centro - CEP: 18705-900
Estância Turística de Avaré/SP

Faça uma solicitação de atendimento agora mesmo.
A Prefeitura está pronta para te ajudar.