06/03/2017
› Conselho faz planejamento para 2017

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência iniciou suas atividades no último dia 16, quando desenvolveu o planejamento de ações de 2017.

O CMDPD é composto por 24 conselheiros titulares, os quais representam a sociedade civil e o setor público, dentre os quais repartições municipais, estaduais e federais, sindicatos e clubes de serviços.

De acordo com a psicóloga da Fundação Padre Emilio Immos, Fabiana Toledo, atual presidente do CMDPD, trabalhar com inclusão implica não apenas em atividades para conscientizar a população. "Inclusão é vivência, pois é preciso chegar até essas pessoas com deficiência para que a ajuda aconteça de forma eficaz", explica.

Embora o CMDPD atue para garantir que as leis sejam cumpridas em favor dos portadores de deficiências, o principal objetivo do organismo é promover mudanças para o bem de todos.

"Também recebemos denúncias, buscamos solucioná-las por meio de informações que esclareçam a comunidade. E onde há descasos, nosso trabalho é envolver as pessoas como cidadãos responsáveis para ajudar, para serem facilitadores das pessoas com deficiência. O CMPDPD, portanto, age como uma rede de saberes composta por profissionais e pessoas com vivência, as quais, somadas, exercem uma força geradora de transformações", explicou a psicóloga.

O CMDPD atende na Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que funciona na Rua Ceará, 1393. Informações pelo telefone (14) 3732-8844 ou pelo e-mail: cmdpd@avare.sp.gov.br